(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
dentista-em-curitiba

Cuidados para evitar perda de dentes

Estudos identificaram uma perda acima do normal nos brasileiros; Dentista em Curitiba comenta

Um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp, entre 2011 a 2015, mostrou que mais de um terço das pessoas avaliadas tiveram uma ou mais perdas dentárias. O profissional Sergio Correia, dentista em Curitiba há 20 anos, vai comentar sobre o estudo e indicar formas para evitar esse problema.

A pesquisa teve como ponto principal identificar as incidência e as causas e fatores que levam a queda dos dentes. “Muita gente pensa que é natural a perda dentária com o avanço da idade, mas isso não é a regra”, comenta Correia. Do total do estudo, que iniciou com 248 voluntários e finalizou com 143 adultos, foram perdidos 130 dentes em um período de quatro anos.

Dentre as razões para o alto número encontrado no estudo, está a falta de visita periódica ao dentista. A manutenção, com limpeza dos dentes e remoção de tártaros ou da placa bacteriana, deve acontecer de seis em seis meses, para evitar o acúmulo de sujeira, que pode levar a doenças mais graves e a consequente perda dos dentes.

“Normalmente, os primeiros dentes a serem afetados são os molares, que têm como principal função a mastigação. Sem contar a parte estética, que fica bastante afetada com quando há falhas na arcada dentária”, explica o dentista, que atua em um consultório no bairro Batel.

O que fazer para evitar perda de dentes?

– A higienização regular e completa, que inclui a visita periódica ao dentista, está no topo da lista dos deveres do paciente. Não esquecendo sempre da boa escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal, principalmente a noite, período em que os dentes ficam mais tempo sem proteção.

– Preste atenção na sua saúde como um todo, pois ela pode sofrer influência da saúde bucal, como já dissemos neste post, que mostra a relação das doenças periodontais com problemas cardíacos, por exemplo.

Não deixe de cuidar dos seus dentes e do seu sorriso. A sua saúde agradece!

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).