Periodontia em Curitiba: prevenção é a melhor forma de garantir a saúde bucal, e o blog traz dicas para facilitar a compra de escova e pasta de dentes
Você entra no mercado ou em uma farmácia para comprar uma escova e uma pasta de dentes e se depara com diversas opções. São vários tamanhos, cores e estilos – das simples às tecnológicas –, e a pergunta que não sai da sua cabeça é: “Qual é a melhor opção para mim?”
Fique tranquilo. Vamos dar algumas dicas para que você escolha com mais convicção.
Como escolher escova de dentes
Tecnologia – Você pode pensar: quanto mais tecnológica e atual, melhor. Não necessariamente! A simplicidade pode ser um diferencial da escova, que precisa ser capaz de desorganizar a placa bacteriana e combater a proliferação de micro-organismos e fungos.
Tamanho – Em geral, as escovas menores são mais eficientes. O motivo? Facilitam o alcance a locais inacessíveis, tornando a limpeza mais completa.
Formato das cerdas – Devem ser macias e arredondadas, evitando que causem ferimentos à gengiva. Vale ressaltar que cerdas duras podem prejudicar o esmalte dentário.
Como escolher pasta de dentes
Algumas dicas para se observar:
Flúor – Opte por pastas que contenham este elemento, que é reconhecido por fortalecer o esmalte do dente, aumentando a proteção contra cáries.
Abrasividade – Pastas que apresentam elementos pequenos, como se fossem grãos de areia, devem ser evitadas. Essas substâncias são abrasivas e prejudicam o esmalte.
Creme ou gel – Os estudos não mostram diferença entre a capacidade de limpeza dos produtos. Neste caso, vale o gosto pessoal.
Antimicrobianos – Na hora de observar a embalagem, se houver a informação de que se trata de uma pasta antimicrobiana, isso vai favorecer a limpeza e o combate às cáries.
E o fio dental?
Uma dica para o fio dental é observar se ele é composto de filamentos únicos ou múltiplos – uma informação que sempre está disponível na embalagem. Opte pelos de filamento único, que evitam aquele efeito “desfiado” ao longo do processo de higiene. E vale sempre a lembrança: uma escovação completa deve contar com o fio dental.
A limpeza periódica é fundamental, pois, por mais que as consultas de rotina sejam marcadas, o paciente é o responsável pela limpeza no dia a dia. Por isso, pessoas que têm mais cuidado com a higiene evitam problemas de saúde bucal, sobretudo as de periodontia em Curitiba. Um indício de erros na escovação são os sangramentos na gengiva.
Se você sente dificuldades e quer ter mais cuidado ainda em sua escovação, vale acompanhar este post do blog, que revela os cuidados necessários na hora de fazer a higiene bucal.
Quer evitar problemas de periodontia em Curitiba? Cuide de sua escovação e mantenha em dia as consultas de rotina. Agende uma visita à Clínica Sergio Correia, que está localizada no Bairro Batel, na capital paranaense.