(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
toothbrush

Como escolher a escova e a pasta de dentes?

Periodontia em Curitiba: prevenção é a melhor forma de garantir a saúde bucal, e o blog traz dicas para facilitar a compra de escova e pasta de dentes

Você entra no mercado ou em uma farmácia para comprar uma escova e uma pasta de dentes e se depara com diversas opções. São vários tamanhos, cores e estilos – das simples às tecnológicas –, e a pergunta que não sai da sua cabeça é: “Qual é a melhor opção para mim?”

Fique tranquilo. Vamos dar algumas dicas para que você escolha com mais convicção.

Como escolher escova de dentes

Tecnologia – Você pode pensar: quanto mais tecnológica e atual, melhor. Não necessariamente! A simplicidade pode ser um diferencial da escova, que precisa ser capaz de desorganizar a placa bacteriana e combater a proliferação de micro-organismos e fungos.

Tamanho – Em geral, as escovas menores são mais eficientes. O motivo? Facilitam o alcance a locais inacessíveis, tornando a limpeza mais completa.

Formato das cerdas – Devem ser macias e arredondadas, evitando que causem ferimentos à gengiva. Vale ressaltar que cerdas duras podem prejudicar o esmalte dentário.

Como escolher pasta de dentes

Algumas dicas para se observar:

Flúor – Opte por pastas que contenham este elemento, que é reconhecido por fortalecer o esmalte do dente, aumentando a proteção contra cáries.

Abrasividade – Pastas que apresentam elementos pequenos, como se fossem grãos de areia, devem ser evitadas. Essas substâncias são abrasivas e prejudicam o esmalte.

Creme ou gel – Os estudos não mostram diferença entre a capacidade de limpeza dos produtos. Neste caso, vale o gosto pessoal.

Antimicrobianos – Na hora de observar a embalagem, se houver a informação de que se trata de uma pasta antimicrobiana, isso vai favorecer a limpeza e o combate às cáries.

E o fio dental?

Uma dica para o fio dental é observar se ele é composto de filamentos únicos ou múltiplos – uma informação que sempre está disponível na embalagem. Opte pelos de filamento único, que evitam aquele efeito “desfiado” ao longo do processo de higiene. E vale sempre a lembrança: uma escovação completa deve contar com o fio dental.

A limpeza periódica é fundamental, pois, por mais que as consultas de rotina sejam marcadas, o paciente é o responsável pela limpeza no dia a dia. Por isso, pessoas que têm mais cuidado com a higiene evitam problemas de saúde bucal, sobretudo as de periodontia em Curitiba. Um indício de erros na escovação são os sangramentos na gengiva.

Se você sente dificuldades e quer ter mais cuidado ainda em sua escovação, vale acompanhar este post do blog, que revela os cuidados necessários na hora de fazer a higiene bucal.

Quer evitar problemas de periodontia em Curitiba? Cuide de sua escovação e mantenha em dia as consultas de rotina. Agende uma visita à Clínica Sergio Correia, que está localizada no Bairro Batel, na capital paranaense.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).