(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Importância do check-up preventivo na detecção de doenças

Realizar o check-up odontológico com frequência, além de prevenir doenças, pode ajudar a identificar outros problemas relacionados

Visitar periodicamente o dentista para fazer a profilaxia, a famosa limpeza dos dentes, retirando os tártaros e a placa bacteriana que pode se acumular até mesmo em quem capricha na escovação, que inclui o uso de fio dental e enxaguante bucal. Quantas vezes você já não ouviu essa afirmativa na vida? O check-up odontológico frequente é tão importante que ultrapassa apenas a saúde bucal, entenda o motivo.

Durante o check-up odontológico, o profissional analisa as condições da boca, dos dentes, da gengiva, da língua e tudo o que envolve a saúde bucal. Com isso, é possível detectar outras doenças relacionadas à boca, como HPV, herpes e até mesmo um câncer de boca. Veja mais sobre o assunto aqui.

“Conhecemos algumas anomalias que podem resultar em doenças graves. Nosso diagnóstico precoce auxilia o paciente, que pode recorrer ao especialista em um estágio inicial do problema, tendo mais chances de tratamento e de cura”, salienta Sergio Correia, dentista em Curitiba com mais de 20 anos de experiência.

Câncer de boca

O câncer labial ou de boca atinge cerca de 15 mil pessoas ao ano, sendo mais recorrente em homens. O tumor afeta os lábios, as gengivas, a bochecha, o céu da boca, as bordas e embaixo da língua.

“Manter a saúde bucal é uma das formas de prevenção. Infelizmente, a maior parte dos diagnósticos é feita em estágios avançados, dificultando o tratamento”, afirma Correia. Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam em mais de 5 mil óbitos ao ano recorrentes do câncer de boca.  

HPV

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus transmitido sexualmente, que infecta as mucosas, entre elas a oral, provocando lesões, rouquidão, manchas, verrugas e placas na mucosa. O diagnóstico é feito a partir das lesões, seguido de exames e de biópsia para comprovação.

“A maior parte das pessoas acha que só deve visitar o dentista quando está com dor de dente. Esse hábito tem que mudar. A visita ao dentista deve ser preventiva em todos os sentidos, não remediadora, o que a torna mais objetiva para todos os envolvidos”, diz Correia.

Ao realizar o check-up odontológico, o dentista faz uma avaliação completa das condições da boca do paciente, seguido da limpeza completa, com a remoção das placas bacterianas, a raspagem, aplicação de bicarbonato e flúor.

Quer agendar o seu check-up odontológico e deixar a saúde bucal em dia? Evite doenças e o diagnóstico tardio. Agende a sua avaliação na Clínica Sergio Correia. 

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).