O que é harmonização facial?

harmonizacao-facial

O dentista pode auxiliar em vários tratamentos com o uso da toxina botulínica (botox) e com a realização de diversos tipos de preenchimentos; conheça mais sobre a harmonização facial em Curitiba

Ao longo dos últimos anos, a odontologia estética caiu no gosto da população brasileira – não se pode esquecer do aumento da procura por facetas de porcelana em comparação com as cirurgias plásticas. A harmonização facial faz parte da odontologia estética, quando diversas partes do rosto são analisadas para se determinar um tratamento, que pode exigir a mescla de especialidades e o uso da toxina botulínica, o botox, ou o ácido hialurônico. A análise pode ser realizada em:

– Dentes

– Gengiva

– Lábios

– Nariz

– Expressões faciais e as marcas de expressão

“O primeiro passo é entender o que o paciente espera com o tratamento. Isso acontece por meio de uma entrevista profunda, a anamnese, e a realização de exames complementares para determinar como será o procedimento, o número de sessões, entre outras questões”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba e membro da sociedade brasileira de Odontologia Estética.

Em muitos casos, o paciente não apresenta nenhum problema de saúde: trata-se de uma questão de autoestima e estética. Assim como já ocorria em outros procedimentos clássicos da odontologia estética – como clareamentos e facetas de porcelana, por exemplo –, a toxina botulínica ofereceu uma nova perspectiva e oportunidade para encontrar o sucesso nos tratamentos de harmonização facial.

Veja algumas das correções e tratamentos que podem ser feitos por meio do uso do botox e do ácido hialurônico.

– Rugas – Indicativos naturais da pele, elas podem ser tratadas e amenizadas por meio da técnica.

– Sorriso gengival – Ao sorrir, a gengiva aparece em uma proporção maior, que, via de regra, incomoda os pacientes.

– Escultura labial – Com o passar do tempo ou dependendo da característica do paciente, os lábios ficam mais finos. Esse tratamento não utiliza o botox, mas o ácido hialurônico.

– Bruxismo – Relacionado não só à autoestima, mas também à qualidade de vida, o tratamento do bruxismo aparece em destaque, visto que costuma gerar dor de cabeça, desgaste dental e outros incômodos aos pacientes.

– Regeneração de papilas – Quando há uma mudança na mucosa da gengiva, levando à formação de uma espécie de “triângulo negro”, na sobra dos espaços dos dentes. O botox pode diminuir ou acabar com esse problema.

Botox em Curitiba

A aplicação da toxina botulínica, o famoso botox, é tranquila e rápida, mas é essencial que seja feita por um profissional capacitado, com experiência e conhecimento. O dentista Sergio Correia já participou de cursos, como o de Toxina Botulínica e Biomateriais Preenchedores, realizado pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (Ilapeo), que capacita o cirurgião-dentista no diagnóstico e tratamentos que façam uso da toxina botulínica e de biomateriais de preenchimento.

Os estudos compreendem anatomia, toxina botulínica e preenchimento. É importante ter um conhecimento amplo sobre o rosto, músculos, sistema vasculonervoso, movimentos faciais, derme e epiderme, além dos mecanismos da ação, princípios ativos, efeitos, indicações, contraindicações e tratamentos possíveis com o botox.

“Tanto o uso da toxina botulínica quanto as técnicas de preenchimento são benéficas para a Odontologia, pois podemos aplicá-las em diversos procedimentos. É mais um ponto positivo para a área e para os pacientes, inclusive em casos que fogem da odontologia estética”, afirma Correia.

A toxina também é uma opção nos tratamentos de Disfunção Temporomandibular (DTM), no pós-operatório de implantes e cirurgias periodontais e outros. Já o preenchimento pode ser realizado no sulco nasolabial, nos lábios, gengiva ou papila.

“É sempre bom aperfeiçoar novas técnicas e aprimorar o conhecimento para aplicar em nossos pacientes, que saem satisfeitos com os resultados”, diz o profissional, que já realizou outros cursos e esteve em congressos para ampliar as técnicas trabalhadas e conhecer as novidades de outros estados e países.

Bichectomia

Você já deve ter ouvido falar em bichectomia, moda principalmente no mundo das celebridades. Mesmo que não tenha ouvido falar, é possível que já tenha visto alguém que se submeteu a esse procedimento, que tem como objetivo afinar o rosto. Mas, você sabia que esse procedimento traz muitos riscos?

Como funciona a cirurgia?

Durante o procedimento, é feita a retirada total ou parcial das bolsas de Bichat, duas bolas de gordura – uma em cada lado do rosto -, que ficam entre a mandíbula e o maxilar.  Mas por que retirá-las? “Muitas pessoas procuram por essa cirurgia unicamente por questões estéticas, mas esquecem de todo o perigo que qualquer procedimento cirúrgico pode causar”, afirma Correia

Vale ressaltar que o tamanho das bolas de Bichat não tem nada a ver com a quantidade de gordura corporal, portanto, tire da cabeça a ideia de que emagrecer diminuirá sua bochecha.

Quais os perigos da bichectomia?

Essa região da bochecha é o caminho de diversos ramos dos nervos da face, responsáveis pela movimentação dos lábios. “Lesionar essa região pode resultar em paralisia, uma sequela que pode ser temporária ou permanente”, salienta o profissional, que recomenda muita atenção com a bichectomia em Curitiba.

Apesar da cirurgia ter foco estético, a harmonia da face também pode ser prejudicada, caso haja a retirada em excesso. “A harmonização facial pode ser realizada por outros métodos, menos invasivos e igualmente eficientes, como o preenchimento com ácido hialurônico”, comenta Correia.

Além disso, essa região da face, com o envelhecimento, vai perdendo gordura e a retirada das bolsas previamente trarão um aspecto ainda mais envelhecido.

“O ideal é pesquisar e buscar por métodos menos agressivos, sempre realizados por profissionais credenciados e habilitados para tal”, diz Correia, que atende com o procedimento de aplicação de ácido hialurônico em seu consultório no bairro Batel, em Curitiba.

Interessado em fazer algum procedimento da Odontologia Estética, da harmonização facial e do uso do botox em em Curitiba? Procure um dentista em Curitiba certificado.