(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

6 hábitos que estragam os seus dentes

Para garantir a saúde bucal não se deve apenas realizar a higiene adequada, é preciso ter atenção com hábitos que passam imperceptíveis e são prejudiciais no longo prazo, contribuindo para o desgaste dos dentes

É consenso que a saúde bucal é reflexo dos cuidados diários, especialmente o ato de escovar os dentes da forma correta e na frequência adequada, ao menos três vezes ao dia. No entanto, alguns hábitos adotados no dia a dia podem ser extremamente prejudiciais à saúde bucal, contribuindo para lesões e para o desgaste dos dentes.

Além disso, os pacientes devem realizar consultas de rotina ao menos uma vez ao ano – mas que podem ser antecipadas, conforme a orientação do profissional e a situação específica do paciente. Também é possível adotar atenção a alguns detalhes, como os tipos de alimentos ingeridos com frequência, uso de protetores bucais em caso de atividades físicas de impacto e risco, entre outros.

Listamos, abaixo, alguns hábitos que muitas pessoas desconhecem e são prejudiciais à saúde do dente.

  1. Palito de dentes não serve para limpeza

Qual família não tem aquele tio ou prima que acaba a refeição e sai logo procurando um palito de dente? O fato é que os palitos devem ser usados para espetar alimentos e não para “limpar” os dentes. Para acessar os locais mais complexos, deve-se usar o fio dental.

O uso dos palitos, ao contrário do que se pensa, é mais prejudicial do que benéfico. O contato dos dentes com substâncias externas pode machucar a gengiva, causar o desgaste dos dentes, assim como afetar a sua estrutura dental.

  1. Abrir embalagens com os dentes

Ah, abrir aquele saquinho de temperos, garrafas de água, pacotes e embalagens em geral é algo muito comum de ser observado na rua. Fato é que, para obter sucesso nesta empreitada, é preciso utilizar de uma força excessiva, que pode afetar a estrutura dentária, causando dores temporárias ou até casos mais graves, como fraturas e trincas. É mais fácil, conveniente e seguro usar uma tesoura ou outros instrumentos para abrir pacotes e embalagens.

  1. Morder tampas de canetas ou outros objetos plásticos

Lembra daquele colega de faculdade que passava as aulas mordendo a tampa da caneta? Esse hábito – que, para muitos, é até imperceptível – pode ocasionar disfunções articulares e musculares na mandíbula, especialmente se for realizado com muita frequência. A mastigação constante do plástico também pode causar pequenas lesões, desgaste dos dentes e estresse excessivo em sua estrutura.

  1. Roer a unha

Assim como morder a tampa de caneta, o ato exige demais das articulações e músculos responsáveis pela mastigação. Como a unha é uma superfície dura, suas lascas podem causar lesões e fraturas nos dentes e, em casos mais graves, no encurtamento da raiz do dente – chamado de reabsorção radicular externa.

  1. De olho nos hábitos alimentares

É sabido que o excesso de doces sem os cuidados na escovação contribui para a formação de cáries. No entanto, evite o consumo excessivo de certos tipos de alimentos:

– Cafés, chás e vinhos: o excesso de corantes contribui para deixar o dente manchado;

– Refrigerantes: se consumidos demasiadamente, interferem em tecidos responsáveis por proteger os dentes, como o esmalte e a dentina, o que pode levar à sensibilidade ao frio ou ao calor;

– Sucos ácidos, como laranja e limão: embora sejam saudáveis, o excesso de vitamina C também é prejudicial ao dente;

  1. Calma com alimentos mais duros

Balas, torresmo, rapadura, amendoim, entre outros, exigem muito cuidado na hora de ingeri-los. Em casos mais graves, podem ocorrer fraturas dentárias simples, moderadas ou graves. Se o alimento estiver muito duro, para que abusar da sorte?

Tem um amigo ou conhecido que pratica algum hábito que você considera prejudicial ou cause o desgaste dos dentes? Deixe a sua mensagem!

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).