(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
escova-dente2

6 dicas para proteger sua escova de dentes

Conhecendo os hábitos de alguns pacientes e a necessidade de atenção, o dentista em Curitiba Sergio Correia dá orientações para garantir a higiene da sua escova

Como mostramos constantemente no blog, a prevenção é uma das maiores aliadas do dentista e dos pacientes. Ela se faz presente, especialmente, no dia a dia, com a higienização adequada. Para isso, é preciso fazer com que o paciente desenvolva o hábito do cuidado diário, mas, para isso se tornar efetivo, a escova precisa estar bem protegida. Nesse contexto, Sergio Correia, dentista em Curitiba há 20 anos, lista dicas importantes:

1. Lave sua escova de dentes antes e depois de escovar os dentes. Essa limpeza deve ser feita em água corrente, evitando o contato das mãos (quem nunca passou o dedão?) com as cerdas. Para secá-la, basta dar pequenas batidas na pia. Uma vez por semana, a escova pode ser mergulhada no enxaguante bucal.

2. Parte do sucesso da escovação está no próprio paciente. Por isso, é importante lavar as mãos antes de fazer a higiene bucal, evitando que o seu próprio corpo seja um agente contaminante!

3. O posicionamento dela no banheiro é importante. Faça com que a escova esteja sempre longe do vaso sanitário. Por mais limpo que ele esteja, cada vez que a descarga é dada com a tampa aberta, vários micro-organismos invisíveis voam pelo ar e podem se alojar em sua escova. Nojento, não?

4. Já que a descarga pode jogar várias bactérias no ar, nossa própria casa – e o banheiro, em especial – têm suas impurezas. Nesse sentido, usar um protetor de cerdas é de bom tom. E, assim como se faz com a escova e com as mãos, lembre-se de lavá-lo frequentemente.

5. O que se fala quando as pessoas se casam ou moram juntas? Elas juntaram as escovas de dentes! Pois é, mas isso não quer dizer que elas devam ficar encostadas umas nas outras, especialmente a parte das cerdas.

6. Escova de dentes é individual e intransferível! Não se empresta a escova a ninguém, em nenhuma circunstância.

Essas seis dicas podem melhorar a qualidade da sua saúde bucal. Ao usar escovas velhas ou sujas, você pode estar contribuindo para a proliferação de bactérias que causam mau hálito e outros tipos de infecções.

Mesmo com todos esses cuidados, a limpeza periódica com um profissional é indispensável. Interessado em um dentista em Curitiba? Agende uma consulta na Clínica Sergio Correia.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).